quarta-feira, março 02, 2005

O Padre e o aborto...

Parece que hoje saiu nos jornais um anúncio pago por um padre que diz que não dará a sagrada comunhão a alguém que defenda o aborto, tome a pílula ou qualquer tipo de contraceptivo, sem que a mesma se confesse e arrependa de tal facto. Está a provocar muita polémica, mas acho que o senhor tem razão. Se a Igreja não concorda com tudo isso, por que é que as pessoas hão-de receber a comunhão. Acho que ele só está a ser coerente e a pedir coerência. Não sou católica, nem praticante. E já que há pessoas que são praticantes, mas não católicas, acho que este padre tem o direito de tomar esta atitude. Não acham?

5 comentários:

Unknown disse...

200% de acordo. Quem quer, quer, quem não quer muda de clube. A única coisa para a qual não via necessidade é a publicação do anúncio. Mesmo assim, se foi publicado é porque havia dúvidas - o que a julgar pela polémica se confirma.
Polémico parece-me antes as reacções temerosas da igreja... será que o vão castigar ou reeprender por dizer o óbvio???

Dina Almeida disse...

Ele não consegue adivinhar, mas acho que é mais um "ponham a mão na consciência" do que outra coisa. Mas os católicos têm de se mentalizar que aquilo não é só ir mostrar a roupa ao domingo como tu dizes, nem fazer brutos casamentos muito lindinhos...

Anónimo disse...

Caros amigos eu não estou de acordo convosco.
E posso falar à vontade por que não sou católico.
Não estou de acordo porque o papel do padre é prestar a eucaristia que consiste numa ritualização da ultima ceia de Cristo. E esta é a função mais importante do padre. Independentemente das opiniões que o padre tiver sobre as coisas ou sobre as pessoas , o Padre ao dar a hóstia aos católicos , na realidade esta a “encarnar” Cristo. Para os Católicos comer a hóstia é receber de Cristo a Salvação. Ora que se saiba, Cristo não disse nada de especifico sobre o aborto, a pílula ou a inseminação artificial.
A igreja tem vindo a mudar de opinião ao longo dos séculos e as opiniões da igreja são conjunturais. Os católicos sabem disso. A eucaristia, não é uma opinião, é a base do ritual da missa. Um homem pode ser católico, ir à missa, tomar a eucaristia, acreditar em Cristo e na sua mensagem, acreditar que partilha do amor de Cristo com a eucaristia, e conservar as suas opiniões diferentes das opiniões da igreja. Nenhum padre tem o direito de lhe recusar a hóstia.
Os padres são delegados de propaganda. Não podem ser executores de sentenças.
Esse padre está a por à frete da sua função principal que é difundir a mensagem de deus, a função de difundir a mensagem dos homens. Este é o mais grave pecado que um padre pode cometer. A pena da igreja católica romana para esse pecado é a excomunhão.
De resto sou contra.

HM

Dina Almeida disse...

Cristo não disse nada sobre estes assuntos, mas a Igreja disse... E o padre trabalha para a Igreja não para Cristo. É desse princípio errado que não podes partir. A Igreja não tem nada a ver com Cristo, esse foi só o inspirador da empresa... nunca foi CEO, como dizem os americanos...

Anónimo disse...

nepia.
Ando numa fase mistica.
beijinhos
HM