quinta-feira, dezembro 23, 2004

Jingó bels.

Jingó bels. Jingó bels. Já não há papel, não faz mal, não faz mal, limpa-se ao jornal.
Jingó bels. Jingó bels. Já não há papel, não faz mal, não faz mal, limpa-se ao jornal.
E agora todos:
Jingó bels. Jingó bels. Já não há papel, não faz mal, não faz mal, limpa-se ao jornal.

Lá lá lá, É Natal!

Feliz Natal.

segunda-feira, dezembro 20, 2004

Notícias da ZPlândia...

No outro dia... Era um daqueles dias especiais em que o meu pai fica o dia todo em casa, para brincar comigo, e me senta à noite no sofá para ver os senhores com umas camisolas vermelhas a andar atrás de uma bola (uma bola muito feia, porque é grande e de couro, não é pequena e de tecido como a minha, nem sequer dá para pôr na boca...) e a tentar metê-la num quadrado de madeira com redes e depois fica muito chateado quando não conseguem, mas os outros que não têm camisolas vermelhas conseguem... ainda não percebi como é que funciona aquela coisa, aquela caixa preta com montes de luz, som e cores... nem sei como é que aqueles senhores que o meu pai chama “o teu Benfica” aparecem cá em casa.
Mas não interessa, o que interessa e o que vos quero contar é que no outro dia, num desses dias especiais em que o meu pai está em casa, me sentaram, ele e a minha mãe, naquela cadeira de madeira que está na cozinha e me puseram à frente uma coisa redonda com uma coisa creme lá dentro. Depois, a minha mãe pôs-me um pano, atado ao pescoço, mesmo fixe para coçar as gengivas e que me fartei de pôr na boca. A seguir, a minha mãe sentou-se numa cadeira com uma coisa na mão, acho que disse que era a minha colher, e pôs a tal colher dentro da coisa redonda e tirou um bocadinho da mistela e pôs-me na boca... Hum! Era diferente do leite que a minha mãe me dá da mama, e era diferente da água, do chá das cólicas, das gotas que me dão todas as noites... Era diferente... Não é líquido, e tem um sabor muito bom. A minha mãe pôs mais vezes a colher na coisa redonda e foi pondo a mistela na minha boca... Achei que ela queria que eu engolisse aquilo e mamei na colher até conseguir. Foi giro porque também dá para pôr as mãos e pôr no pano que tinha ao pescoço que, não sei porquê, a minha mãe se fartou de mudar... Acho que tem um limite de capacidade... Depois, comecei a achar mais piada àquilo e a engolir melhor e mais depressa. Depois fui pondo as mãos na colher para analisar com o tacto e espalhei pelo pano que tinha ao pescoço ( a minha mãe conseguiu evitar que pusesse na camisola, não sei porquê, até acho que ficava giro...) e aquilo vai secando e ficando peganhento. É mesmo engraçado! Mas... o problema é que comer assim demora mais que mamar da mama da minha mãe e comecei a ficar impaciente... chorei um bocadinho, é verdade! Que seca! Já não tinha mais paciência para aquilo. Mas até gostei! E depois haviam de ver aquela coisa castanha que há cá em casa e que me lambe muito as mãos sempre que a minha mãe deixa a lamber aquilo do prato dela. Ela também gostou. No dia a seguir, que também era dos dias especiais, voltaram a fazer aquilo e comi mais um bocadinho... é bom!
Acho que agora vão passar a dar-me aquilo todos os dias e eu não me importo nada, até estou a gostar e já sei engolir muito melhor.
Adeus, depois conto-vos mais coisas. Agora, tenho de ir dormir uma soneca.
ZP

domingo, dezembro 19, 2004

AAAAAAAAAAAHHHHHHHHHH!!!!!!!!!

Ai! Que merda! Tou mesmo cansada! Tou-me a passar!

AAAAAAAAAAAHHHHHHHHHH!!!!!!!!!
AAAAAAAAAAAHHHHHHHHHH!!!!!!!!!

(é só um desabafo! ou não é para isso que servem os "brogues"?)

segunda-feira, dezembro 13, 2004

O (des) Governo...

Alguém me pode explicar se eles já tinham sido demitidos, por que é que se demitiram?
F..., é mesmo preciso ter necessidade de protagonismo.
Alguém que explique ao Santana e ao Portas que os mandaram embora, tchau, não deu, não resultou, esqueçam, foi giro para eles, mas a festa acabou. Já basta termos de gramar com o orçamento deles. Não queremos ouvir falar mais deles, imigrem para as Bahamas porque a reforma que vão receber dá perfeitamente. Tchauzinho! Bjinhos!
Adeus!

Ainda por cima são os dois feios que nem botas da tropa, não ficam bem na TV, pronto. Não apareçam mais. Tchau.

domingo, dezembro 12, 2004

Amamentação...

Na minha segunda posta disse que ia falar sobre a maternidade, mas por falta de tempo ou porque assuntos mais altos se “alevantam”, não o tenho feito.

Assim, resolvi aproveitar um tempinho para voltar a falar no tema.

Resumindo, até agora a minha opinião é que ter um filho é mais fácil do que adoptar um cão! Até aqui os que me conhecem bem, concordam e sabem perfeitamente porque digo isto. A Cyka... ui, ui!

Há duas coisas em que eles são os dois muito parecidos. Quando chega a hora de dormir chega a hora de dormir (a Cyka, como sempre, assim que eu acabei de escrever isto, contrariou o que eu acabei de escrever e levantou-se da cama dela, para correr atrás do dono que foi à cozinha, mas ela é me... – acabou de voltar a deitar-se – é mesmo assim)!

Bem, mas voltemos à maternidade...

Para mim, um dos fantasmas da gravidez foi: será que vou conseguir amamentar?
Eu frequentei um curso de preparação para o parto no Hospital onde tive o ZP e durante o mesmo falámos sobre a amamentação com base em dois conceitos:
- A amamentação “tem de ser” (quem não amamenta é preguiçosa e má mãe – OK, não diziam assim mesmo, mas davam a entender);
- A amamentação é difícil (e é mesmo, eles não nascem ensinados).

Resultado, andava um bocado preocupada, principalmente porque tenho um centro produtor de leite avantajado e de que é que me servia tal coisa se não conseguisse amamentar? Só para me lixar a coluna? Só para que não consiga comprar camisolas na Mango e na Zara, e nesses sítios onde a maior parte das pessoas conseguem comprar roupa?

Então, depois do ZP nascer decidi que tinha de ser... aliás, decidi antes, mas só nessa altura é que pude pôr em prática... até porque andava um bocado preocupada, porque enquanto as minhas “colegas” de pré-parto andavam de discos de amamentação porque deitavam imenso colostro, eu nem vê-lo...

Mas... como eu ia a dizer... decidi que tinha de ser e, na Maternidade, depois das primeiras 18 horas em que o ZP se fartou de beber do biberão, eu e o Pai decidimos que tínhamos de conseguir e assim depois da visita geral, o Z ficou comigo para a visita de pai (ele foi o máximo, ficou comigo o tempo todo das visitas do pai, coisa que estranhei imenso, mas não acontecia com os outros pais – não, não ‘tou a escrever isto porque te acabei de dizer que se querias ler o que estou a escrever viesses ler ao blog, foste mesmo o máximo!) e passámos uma tarde inteira a tentar que o ZP pegasse no peito. É assim, nos cursos pré-parto ensinam uma estratégia para dar de mamar que é: sentarmo-nos numa cadeira, direitas, com os pés assentes no chão e com uma almofada no colo para elevar o bebé, de forma mais fácil, até ao peito. Ora, eu preciso exactamente do contrário. Tenho o peito grande demais, logo preciso de segurar o bebé, o mais baixo possível, de forma confortável, para não o sufocar com o peito. Ah, pois é!
E isto, ninguém ensina na Maternidade, porque uma das coisas de que as pessoas que trabalham na Maternidade em que o ZP nasceu é que as mães nascem ensinadas e o que não sabem aprendam sozinhas, não aprendem sozinhas é porque são preguiçosas. As enfermeiras, quase todas salvo raras e honrosas excepções, não têm tempo, têm de ficar fechadas na salinha delas a conversar ou a dormir...

Havia ainda o problema do ZP ser um bebé muito grande (não com 4 toneladas, como escrevi na segunda posta, mas com 4 kg) e de não poder estar muito tempo sem comer, porque podia ficar hipoglicémico, entrar em coma e morrer. Sim, é assim que nos dizem! Foi assim que decorei esta lengalenga e que passei os primeiros 50 dias do ZP a dar de mamar de 3 em 3 horas, de dia e de noite, primeiro, na Maternidade, com o despertador do telemóvel, e depois em casa com o despertador normal, é a melhor forma... Assim, nunca nos esquecemos...! Sim, assumo que se não tivesse feito assim me esquecia, ele nunca acordava para comer! Nos primeiros quinze dias de vida dele o meu maior problema era acordá-lo para comer, de dia e de noite, depois só de noite. E agora que ele tem 4 meses já só uso o despertador para a primeira refeição da manhã porque como ele, se o deixarem, dorme de seguida da meia-noite ao meio-dia, preciso de pôr o despertador para as sete da manhã para lhe dar de comer...
Resumindo, que a posta vai longa... Consegui que ele pegasse no peito (não no “bique”, como dizia a minha companheira de quarto na maternidade: “Ela não pega no “bique”), mas depois tinha grande dificuldade em mantê-lo acordado o tempo suficiente para ele mamar a quantidade de leite que necessitava. E as enfermeira a espetarem-lhe com biberões.
Havia lá uma enfermeira, que devia ser de um dos países de Leste que me dizia: “O seu Super-Homem (1) tem de comer... Seu Super-Homem muito grande... Ele tem de comer... Se ele não comer, eu pico-lhe o pé(2)...” E farta de ouvir sempre o mesmo, disse-lhe: “ Então, pique que eu quero saber se ele precisa de comer mais ou não”. E ela picou e ele estava hipoglicémico e mandou-me dar-lhe um biberão que o zp bolçou por inteiro porque não gostava do leite... E foi então que tive de fazer uma coisa muito... nem sei como lhe chamar... talvez humilhante, para quem está de fora, mas que até nem custa nada, que foi ir para a ordenha eléctrica, ou seja, para a bomba eléctrica... e foi aí que o meu peito acordou... achou eu... porque como quanto mais se dá, mais se produz... acho que a coisa resultou. Tenho a agradecer à senhora “Pico-lhe o pé” ter-me mandado para a ordenha eléctrica!
(1) Quando o zp nasceu a primeira roupa que vestiu foi um babygrow com o símbolo do super-homem a que toda a gente no hospital achou um piadão.
(2) Fazer o teste da glicémia

É verdade, isto aconteceu no 2º dia do ZP e no terceiro, o dia da alta, o leite já tinha subido. Quando cheguei a casa já não tinha colostro, já tinha leite. Depois é que foi... tirar leite com a bomba manual para o peito não encaroçar, porque a história de mudar de peito a meio da refeição é uma treta... eles adormecem quase sempre antes e é mesmo uma grande chatice... Mas lá andava eu a dar à bomba (a da Chicco é muito fixe, não dói nada), só que tem um problema, fiquei cheia de dores na mão, por causa dela já não estar muito boa de tanto usar o teclado do computador... então, o Z lá dava à bomba por mim...
Só depois, quando fui à primeira consulta do pediatra é que este me ensinou um truque que uso até hoje e que tem resultado às mil maravilhas. Em cada refeição só se usa uma mama, que despeja na totalidade, na outra refeição, despeja-se a outra, que descansa 6 horas e volta a encher. Além disso, ainda me disse uma coisa que contraria o que li na maior parte dos livros, mas que resulta. O tempo ideal para um recém-nascido mamar são 11 minutos (há estudos que o comprovam), mas para não stressar com o minuto a mais, disse-me para dar de mamar durante 15 minutos. E tem resultado. Agora, dou de mamar quase sempre deitada, que é a posição mais confortável para os dois, de uma só mama e durante 20 minutos, porque ele já não é um recém-nascido!

Agora, muito importante para ter leite é:
- descansar bem, principalmente nos primeiros tempos, agora c... nisso;
- comer bem, o truque da sopinha a todas as refeições é o melhor, com muita batata e bem forte...;
- beber muita água (tb se não beberem acordam com uma “agradável” sensação de ressaca, com a boca a saber a papel de música e tudo);
É mesmo verdade, se não cuidarem de vocês, não há leite para ninguém. E até é uma boa forma de evitar as DPP que afectam tanta gente... descansar, descansar, comer, comer, água, água... é a receita.

Mais uma coisa: dói como o caraças, principalmente ao princípio porque é acompanhado com contracções do útero, e dói como o caraças nesta altura porque eles começam a apertar e depois largam como se o mamilo fosse uma rolha e dói! Dói mesmo! Mas não é nada do outro mundo. OK, às vezes, depois de uma refeição parece que tenho uma mola da roupa a apertar o mamilo (nunca pus nenhuma, mas deve ser assim que se dói), mas é bem mais prático do que esterilizar biberões e ter de andar com as latinhas do leite. Mas tb é verdade que estou ansiosa... quero que ele comece a comer outras coisas... a experimentar sabores novos... a conhecer outras coisas para além das minha “bubbies”.
Tá quase! Depois conto-vos como foi a primeira papa!

D.

sábado, dezembro 04, 2004

Maternidade!

Ai! Isto de ser mãe é uma sensação estranha...
Uma pessoa sabe que as vacinas podem provocar febre, que se provocarem há medicamentos para a baixar, que não é uma doença... mas o mundo não deixa de desabar, apesar de racionalmente sabermos que não é grave...
Sentimo-nos sem pilhas e à beira do apocalipse.
E não sou eu que sou exagerada, lembro-me de já ter pensado o mesmo das mães que tenho à minha volta quando tinham os filhos doentes.


sexta-feira, dezembro 03, 2004

O mundo ao contrário... (II)

Agora, a sério, se até já prendem o Pinto da Costa, dissolveram o Parlamento, estão a julgar os da Casa Pia, isto qualquer dia parece um país...

O mundo ao contrário...

Este país está uma desgraça... Com tanta confusão, qualquer dia até prendem o Sr. Pintof da Costa... Uma pessoa tão honesta...

;-)

quarta-feira, dezembro 01, 2004

1º de Dezembro

Pessoal, animem-se! O governo caiu!
Pensem bem... Há que ter esperança e pensar que a seguir vem aí o outro palhacito... A geração palhacito é o que está a dar!
O "nome de filósofo" vai ter oportunidade de nos demonstrar que conhece outras
formas de ser incompetente...
Sim, porque este cantinho à beira mar pulantado vai continuar na MERDA!

Continuo a defender a minha teoria de pedirmos à UE que nos mande alguém para gerir esta merda... 'Tão ver? É como fazem com as empresas em falência... Mandam um gestor judicial... OK! Mas que não corresse tão mal como com as empresas em falência...

A malta pedia ajuda à UE e eles mandavam uns gajos competentes para gerir esta merda até começar a endireitar... O melhor é entregarmos esta cena a alguém que perceba do assunto.
OK! Eu sei, hoje é o 1º de Dezembro, uma data com muito significado para nós... (os que sabemos porque é que hoje é feriado)

Sabem... Eu costumo fazer uma brincadeira com os espanhóis que conheço (E como alguns sabem até há bem pouco tempo não eram poucos)
Costumo perguntar-lhe se sabem que o 1º de Dezembro é o feriado mais importante do nosso calendário. Eles, cheios de boa vontade, perguntam "Mais que o 25 de Abril?" e eu "Claro que sim... Foi quando vos pusemos fora pela última vez".

Mas, pessoal, deixem-me partilhar convosco o seguinte, era melhor a malta pedir ajuda aos vizinhos do lado, tão a ver? Ir lá pedir um raminho de salsa e aproveitar para perguntar se não têm alguém competente para nos vir tirar da merda.

A sério... Tenho orgulho em ser portuguesa, mas de há uns anos para cá, apetece-me mesmo é emigrar para a Galiza, ou para a Andaluzia que sempre é mais quente e não chove tanto.

Bem, o que interessa é que o "Xoninhas" (como diz o nosso amigo) lá se resolveu a mandar o "Pateta" dar uma volta ao bilhar grande.

E mais uma teoria minha... Acho que o Pateta ficou aliviado... Já pensaram que o gajo agora já pode voltar às suas noitadas na Kapital (ou seja lá o que for que esteja agora na moda) e a dormir as suas sestinhas às 5 da tarde, sem isso ser notícia no Expresso, mas sim na Caras?

Caiu! Caiu!
Caiu! Caiu!
Caiu! Caiu!
Caiu! Caiu!
Caiu! Caiu!
Caiu! Caiu!
Caiu! Caiu!
Caiu! Caiu!